Almoço Comunitário

Almoço Comunitário
Felicidade: é o que acontece quando compartilhamos nossas vidas.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Sermão Domingo 24/07/2011 Próprio 12

1Rs 3.5,7-12; Sl 119.129-136; Rm 8.28-30; Mt 13.44-52.
Sermão - 24/07/11 Próprio 12
O Tesouro
As Leituras de hoje nos convidam a refletirmos a respeito dos valores sobre os quais fundamentamos a nossa existência. Elas nos ajudam a aprofundar essa realidade... A 1ª Leitura nos apresenta o exemplo de Salomão, rei de Israel.
É um homem "sábio" que percebe e escolhe o que é importante e que não se deixa seduzir e alienar por valores passageiros.
- No início de seu reinado, vai a Gabaon, onde se achava o Tabernáculo sagrado, construído por Moisés, a fim de oferecer sacrifícios ao Senhor.
- Em sonho, o Senhor comunica o seu agrado por este gesto e mostra-se disposto a atender seus pedidos: "Pede o que desejas, e eu te darei."
- E o jovem rei não lhe pediu poder, nem riquezas, nem prestígio político. Pelo contrário, pede um coração "sábio" para governar bem seu povo.
- A ESCOLHA agradou plenamente a Deus: E Deus lhe concedeu uma sabedoria inigualável e acrescentou ainda outros três valores não solicitados: riqueza, glória e vida longa. Salomão soube escolher o melhor: a SABEDORIA com a qual soube discernir entre o bem e o mal e conseguiu perceber a Missão que lhe foi confiada...
A 2ª Leitura nos convida a seguirmos o caminho e a proposta de Jesus. Esse é o valor mais alto, que deve se sobrepor a todos os outros valores e propostas em nossas vidas.
O Evangelho nos apresenta a prioridade fundamental que é o REINO de DEUS. E Ele conclui com as últimas três "Parábolas": o Tesouro, a Pérola e a Rede.
O Reino de Deus é um TESOURO escondido... uma PÉROLA que se procura ...
A descoberta desse tesouro e dessa pérola provoca em quem os encontrou DUAS ATITUDES: Renúncia e Alegria.
A 1ª atitude é a RENÚNCIA: O Reino proposto por Jesus é um "tesouro" precioso pelo qual se renuncia a tudo e pelo qual os seguidores de Cristo devem estar dispostos a pagar qualquer preço. Chamamos também de auto-negação.
Desde que descobrimos Cristo, o que mudou em nossa vida?
O que nós já renunciamos por esse tesouro?
Onde gastamos mais tempo em nossa vida diária?
A serviço da comunidade, em leituras sérias, na Oração, ou no futebol, na TV, no dinheiro, no bate-papo com os amigos?
A 2ª atitude é a ALEGRIA: muito grande pelo bem encontrado... Todo comerciante que realizou um bom negócio sente-se feliz... mesmo tendo de se desfazer de muitos bens... O Reino de Deus é um tesouro pelo qual compensa a renúncia de todos os bens deste mundo.
Demonstramos alegria e felicidade por termos achado o nosso tesouro?
Se temos consciência desse tesouro, como podemos permanecer acabrunhados, tristes e desanimados?
Mas ficam ainda umas perguntas inquietantes: Se o Reino de Deus é tão precioso,
- Por que há tantos homens que o ignoram ou até o desprezam?
- Por que vemos tantos males entre os bons?
- Será que, no final, todos teremos a mesma sorte?
Na 3a Parábola, Jesus nos dá a resposta: O Reino de Deus é uma REDE: A Igreja é comparada a uma rede de arrastão, lançada ao lago, que apanha peixes de todos os tipos e qualidades... O Pescador, depois de ter puxado lentamente a rede à terra, recolhe os peixes, separando os bons e os maus, os aproveitáveis e os inúteis. Recolhe os bons e joga fora os maus... Deus não tem pressa em condenar e destruir... sabe esperar é ter a paciência de Deus...
- Qual a nossa situação: dentro da Igreja, diante do divino Pescador?
Somos um membro vivo, atuante, útil à vida da Igreja, ou um peixe inútil, desprezado pelo próprio Deus?
Tudo depende de nossa escolha, devemos SABER ESCOLHER ...
E Jesus conclui com um breve diálogo com os discípulos, no qual afirma que o verdadeiro discípulo é aquele que descobre o Tesouro do Reino e se compromete com ele. Só Sabedoria divina poderá nos iluminar para compreendê-lo e assim anunciar a todos com alegria a nossa descoberta. Como Salomão, peçamos a Deus:
- muita SABEDORIA... para saber escolher sempre o verdadeiro Tesouro e
- muito ENTUSIASMO... para nos pôr com alegria na sua conquista...

Nenhum comentário:

Postar um comentário