Almoço Comunitário

Almoço Comunitário
Felicidade: é o que acontece quando compartilhamos nossas vidas.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Sermão Domingo 17/07/2011

Sb 12.13,16-19; Sl 86; Rm 8.18-25; Mt 13.24-30, 36-43.
Sermão - 17/07/11 Próprio 11
Olhando o mundo de hoje, cheio de desordens e guerras, de misérias e injustiças, talvez nos perguntamos: Por que Deus permite tudo isso? Por que não acaba com isso, ou pelo menos, por que não elimina aqueles que promovem isso?
As leituras de hoje falam da PACIÊNCIA DE DEUS:
A 1ª Leitura mostra um Deus tolerante, justo, em que a sua Bondade e Misericórdia se sobrepõem à vontade de castigar. A conquista da terra prometida realizou-se após muitos anos de guerras. Deus não teve pressa em eliminar os povos que não O conheciam. Ele ama todas as pessoas que criou, mesmo quando praticam o mal. Não quer a morte do pecador, mas quer que se convertam e vivam sem pecado. E nos convida a adotar a mesma atitude...
O Evangelho destaca a Paciência de Deus. A presença de Deus no mundo é irreversível e onde todos têm lugar para crescer e amadurecer. Na volta da Missão, nota-se a Impaciência dos Apóstolos para com aqueles que não os acolheram: "O Senhor quer que a gente arranque o joio?"
- Jesus condena a pressa dos Apóstolos: O trigo e o joio nos revelam DUAS ATITUDES:
A 1ª atitude mostra a Impaciência das pessoas: "O Senhor, quer que a gente arranque o joio?" e a 2ª atitude mostra a Paciência de Deus: "Não", respondeu Ele, porque quando vocês forem tirar o joio, poderão arrancar o trigo. Deixem o trigo e o joio crescerem juntos até o tempo da colheita.”
Isto nos mostra que Deus não quer a destruição do pecador e a separação dos maus. "Deus é paciente e misericordioso lento para a ira e rico de misericórdia" Na construção do seu Reino, é preciso ter Paciência e saber esperar a hora certa para a separação final na colheita.
A "paciência de Deus" com o joio nos convida a rejeitarmos as atitudes radicais. Atitude de intolerância, de incompreensão, de vingança. Nos convida contemplarmos os irmãos (com as suas falhas, defeitos, comportamentos) com os olhos benevolentes, compreensivos e pacientes de Deus.
Porque o Joio e Trigo estão em toda parte: aqui na nossa comunidade, temos tanto joio como trigo. O joio é a desunião, a inveja, são as fofocas... E qual é a nossa primeira atitude? Arrancar o joio? "Nossa História, muitas vezes, se tornou História de arrancadores de joio, enquanto deveria ter sido história de perdão, de misericórdia e de amor."
- Esquecemos que o mal e o bem se misturam no mundo, na vida e no coração...
- Esquecemos que na Criação de Deus têm os que O aceitam e os que não O aceitam. Temos os de guerra e os de paz, os de gozo e os de inquietação...
- Esquecemos que dentro de cada um nós há trigo e joio.
- E Cristo ainda hoje continua repetindo: "Deixai crescer junto, até a colheita". O Reino de Deus é uma realidade irreversível, que está num processo de crescimento no mundo.
O que a Parábola diz?
- Para a liderança da comunidade que a quer perfeita da noite para o dia?
- Para as pessoas que querem mudanças num piscar de olhos?
É importante saber conviver, no meio dos conflitos...
O que fazer: ficar de braços cruzados?
Nunca!
1º) Devemos continuar semeando trigo, mesmo enquanto percebemos o joio crescendo em meio ao trigo...
2º) Nós devemos fazer a diferença... Ao invés de desistir, devemos nos esforçar mais ainda para que o trigo seja mais abundante do que o joio... Dessa forma vamos fazer o JOIO ser menor do que o TRIGO...
Mas o que NÓS somos nisto tudo?
Somos TRIGO LIMPO?
(amor, dedicação e colaboração)
- ou talvez sejamos JOIO?
(raiva, discórdia, fofoca, egoísmo ou calúnia)
- Ou talvez sejamos meio trigo e meio joio? Meio bem e meio mal?
Esse é o ser humano! Por isso Deus é paciente conosco. Que Ele continue tendo paciência conosco para que cada pessoa possa entender e praticar a Sua vontade que é a de que devemos ser bons uns para com os outros antes de sermos bons para com nós mesmos. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário