Almoço Comunitário

Almoço Comunitário
Felicidade: é o que acontece quando compartilhamos nossas vidas.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Sermões

No texto do Evangelho para o Próprio 12 (Ano C), Jesus dá o exemplo a seus discípulos de que existe a necessidade da oração. Um deles pediu: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos”. Desta necessidade nasceu a oração que dominicalmente usamos em nossas comunidades e que foi intitulada como a oração do “Pai Nosso”. Torna-se difícil descobrirmos o conteúdo das orações que Jesus fazia porque não existe quase nada de registro delas nos evangelhos, mas sua atitude era de escuta interior. Ele vivia em contemplação buscando a vontade do Pai.
Nossa sociedade sofre pela falta de oração. Quem estuda a Bíblia Pode constatar que os sofrimentos atuais acontecem por falta de uma verdadeira comunicação do ser humano para com Deus. As relações humanas seriam outra se as pessoas se voltassem para a oração. Enfrentamos sérios problemas porque, muitas vezes nos preocupamos com planos pastorais, mas não nos voltamos para a oração, sendo que os grandes problemas pastorais e a falta de soluções para eles só poderão acontecer através da oração.
A definição mais conhecida de oração é: “diálogo de amizade com aquele que nos criou”. É fundamental usarmos a expressão “amizade”, porque ela se une à expressão de humildade e perseverança. Para o louvor a Deus, precisamos nos revestir de uma verdadeira humildade e perseverarmos em meio às dificuldades que são inerentes à vida das pessoas que querem trabalhar a vontade de Deus em seu dia-a-dia, ou seja, devemos considerar todas as pessoas iguais em relação ao amor que Deus sente pela sua criatura. Quando pensamos em Deus com o amor Paternal, íntimo, participante de nossas vidas, estamos tentando entender que somos amados e que esta vida é uma preparação para a eternidade. Por isso também entendemos o amor divino como também amor Maternal, afinal foi Deus quem criou a Paternidade e a Maternidade, portanto todo tipo de amor vem Dele, portanto Deus também é Mãe; ou seja, só em Deus encontramos o perfeito conceito da Maternidade e Paternidade.
Após ensinar esta oração do “Pai Nosso” (ou Mãe Nossa), o representante do amor Filial (que também foi criado por Deus e chamamos de Filho de Deus, Jesus Cristo), insiste na necessidade de pedirmos sempre com perseverança, como por exemplo, que seu Plano se realize também em nossas vidas. Nesta passagem do Evangelho, Jesus está mostrando o que é fundamental a ser pedido: “se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas aos filhos, quanto mais o Pai do céu! Ele dará o Espírito Santo àqueles que o pedirem.”
Por que será que Jesus fala em pedir o Espírito Santo? Ora, é porque só o Espírito Santo nos dá condições de sabermos o sentido mais profundo de nossa existência. Ele nos ensina a viver e concretizar o verdadeiro amor em nossas vidas. Ele nos indica o caminho que facilita a percepção de nossos afetos que coincidem com os Planos de Deus para a sua própria criação. Orando dessa forma, a oração passa a ser um instrumento fundamental para a salvação e uma forma de sabermos o que Deus deseja de nós e termos força para concretizar a sua vontade em nossa vida real.
Oremos: "Ó Deus, Tu és o amparo dos que em Ti esperam e, sem o Teu auxílio, ninguém é forte, ninguém é humilde; redobra Teu amor para conosco, para que, conduzidos por Ti, usemos de tal modo os bens que nos ofereces, para que possamos encontrar o único Bem que não passa e é eterno, a vida em Ti... Pai nosso que estás nos céus... Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário